ORALIDADE e Argumentação: Análise de uma Proposta de Ensino Por Meio do Gênero Debate

Nome: ANNABELL SANTOS BELARMINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS GOMES Suplente Externo
DANIEL DE MELLO FERRAZ Suplente Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno
SANDRO LUÍS DA SILVA Examinador Externo

Resumo: A tradição escolar costuma determinar os gêneros que são estudados ao longo
da vida estudantil. Ademais ignora os mais comuns do cotidiano, colocando em
visibilidade os gêneros escolares, que geralmente são os pertencentes à
modalidade escrita. Durante muito tempo, a escola contemplou em demasia os
gêneros do discurso narrativo e discurso literário, estando alheia aos gêneros
do cotidiano. Este trabalho busca investigar aspectos da atividade
argumentativa, a partir da prática da oralidade no contexto escolar. Propõe-se
também a elaboração de um modelo didático que envolva eventos de
letramentos objetivando a sistematização e a compreensão da argumentação
oral. Por isso, para elaboração das atividades aplicadas em sala de aula, foi
utilizada a concepção de Dolz e Schneuwly (2004) para Sequência Didática
(SD), que é uma organização de atividades pedagógicas com vistas ao
trabalho com um determinado gênero, de forma que proporcione o exercício de
uso da língua em diversas situações comunicativas. Para tanto, faz-se uma
pesquisa-ação em uma turma de 9º ano (Ensino fundamental – 9 anos) e, em
seguida, analisam-se os resultados da aplicação dessa sequência didática. A
escolha do público desta pesquisa se deve à necessidade de ampliação da
competência argumentativa, principalmente porque tal competência é
contemplada nos PCN (1998), mas pouco trabalhada no ensino fundamental. A
partir dessas considerações, acredita-se de grande relevância a expressão oral
no contexto de sala de aula, já que, por meio de um gênero oral – como o
debate regrado – pode-se contribuir com o exercício da argumentação dentro
do espaço escolar, buscando uma aproximação com a realidade. Os resultados
deste trabalho mostram que a oralidade e a argumentação são atividades
cotidianas nos espaços escolares e, portanto, também podem ser
compreendidas como objetos de ensino, de modo que os atores da sala de
aula, professores e alunos, reconheçam estratégias disponíveis para o
exercício da argumentação e as utilizem efetivamente não só na escola, mas
também na vida.
PALAVRAS-CHAVE: Oralidade. Argumentação. Debate regrado.

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