A Educação Crítica em Língua Inglesa em uma Comunidade
desfavorecida do Espírito Santo: Eu, o Outro, e o Outro Eu.

Nome: CAMILA OLIVEIRA FONSECA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/03/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA MARTINEZ DUBOC Examinador Externo
DANIEL DE MELLO FERRAZ Orientador
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno

Resumo: presente pesquisa-ação colaborativa visa identificar e analisar as relações estabelecidas nas práticas sociais e pedagógicas no contexto da educação em
língua inglesa na escola pública de uma comunidade desfavorecida do Espírito
Santo, bem como intervir no contexto estudado, focalizando a justiça nas relações a partir da ação e interação entre os sujeitos envolvidos no processo educativo, de forma democrática e emancipadora. A pesquisa entende como desfavorecida a comunidade carente em aspectos socioeconômicos, e que, por essa razão, é fortemente submetida à dominação ideológica hegemônica de diversas formas de poder. A decisão de realizar este projeto de pesquisa em uma comunidade desfavorecida justifica-se nas teorias escolhidas, que tratam de justiça social e letramentos críticos por meio das línguas estrangeiras. Considerando as identidades, as subjetividades, as alteridades, as culturas, a tensão entre local e global e entre eu e outro, a pesquisa problematiza a educação em língua inglesa por intermédio de questões norteadoras, a saber: O que estes estudantes desfavorecidos pensam da língua inglesa em termos de acesso, possibilidades e aprendizagem? As aulas contemplam o contexto e a realidade dos alunos? Quais os anseios dos alunos envolvidos no processo de educação em língua inglesa? Eles vislumbram participar ativamente na transformação das relações de poder ou apenas ensejam reproduzir o modelo dominante? A partir da análise dos dados coletados, a presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das práticas pedagógicas no campo da educação em língua inglesa e sugere uma discussão sobre a importância do desenvolvimento da consciência crítica e do agenciamento dos sujeitos por meio da educação. Esta pesquisa busca contribuir para uma educação crítica que focalize as práticas pedagógicas situadas e abertas ao diálogo horizontal, priorizando o contexto local e valorizando as diferenças, no intuito de promover justiça a partir da ressignificação das relações entre eu e outro no contexto
escolar.
Palavras-chave: justiça; eu e outro; contexto local; língua inglesa; educação crítica.

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