Outras

NÚCLEOS DE PESQUISA DO PROGRAMA

O Programa conta, ainda com 7 (sete) Núcleos de Pesquisa:

-TEI (Núcleo de Pesquisa em Tradução e Estudos Interculturais), coordenado pela professora Profa. Dra. Lillian De Paula;
-NUPLES (Núcleo de Pesquisas Linguísticas do Espírito Santo), coordenado pela Profa. Dra. Lilian Coutinho Yacovenco;
-NUPLIC (Núcleo de Pesquisas em Linguística Computacional), coordenado pela Profa. Dra. Aucione das Dores Smarsaro;
-NUPETEC (Núcleo de Pesquisas em Texto e Cognição), coordenado pela Profa. Dra. Micheline Mattedi;
-NETED ( Núcleo de Estudos Sobre Textos e Discurso), que comporta quatro grupos de estudos (Humor, Gênero, Argumentação e Organização Textual), coordenado pela Profa. Dra. Maria da Penha Lins;
-NEFF (Núcleo de Estudos em Fonética e Fonologia), coordenado pelo Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues Meireles. À medida em que os alunos se vinculam às pesquisas desses Núcleos, eles possuem acesso aos recursos dos laboratórios, tais como computadores, bibliografia, impressoras, fax, tel.
- NUPELIN (Núcleo de Pesquisas em Linguagem), coordenado pela Profa. Drª Lúcia Helena Peyroton da Rocha.

ESTRUTURA DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UFES (ne@ad)

A UFES possui um programa de ensino a distância em funcionamento desde 2000, totalmente estruturado. O programa está atualmente integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância (ne@ad) constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino a distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB; e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, atendendo a projetos de vários Centros e Departamentos da Universidade e de outras instituições.

Essa estrutura apresenta-se distribuída em três Centros Regionais de Educação a Distância - cre@ads - e, por meio de parcerias entre a UFES, o MEC e os municípios, em 26 (vinte e seis) pólos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Pólos UAB, que interligam todas as regiões espírito-santenses. Os cre@ads localizam-se nos municípios de

1) Montanha, 2) Barra de São Francisco e 3) Guaçuí e os pólos-UAB nas cidades de 1) Nova Venécia, 2) São Mateus, 3) Linhares, 4) Colatina, 5) Santa Teresa, 6) Venda Nova do Imigrante, 7) Vitória, 8) Vila Velha, 9) Alegre, 10) Cachoeiro de Itapemirim, 11) Conceição da Barra, 12) Pinheiros, 13) Ecoporanga, 14) Bom Jesus do Norte, 15) Mimoso do Sul, 16) Itapemirim, 17) Castelo, 18) Vargem Alta, 19) Iúna, 20) Aracruz, 21) Afonso Cláudio, 22) Domingos Martins, 23) Baixo Guandu, 24) Mantenópolis, 25) Piúma, 26) Santa Leopoldina.

Os cre@ads e os pólos-UAB englobam municípios vizinhos num raio de até 60 quilômetros e estão ligados diretamente ao ne@ad, que fica sediado no Campus de Goiabeiras em Vitória.

A UFES, por meio do Curso de Pedagogia-EAD ofertado pelo ne@ad, já graduou, em serviço, 6332 professores no nível dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuavam nos sistemas municipais e estadual de ensino do Estado do Espírito Santo, porém, sem formação em nível superior. Atualmente, em parceria com o MEC/UAB/CAPES, oferta à população do Estado cursos nos níveis de Graduação e de Pós-Graduação Lato Sensu (Aperfeiçoamento e Especialização). Nesses cursos EAD a Universidade conta atualmente com 4468 alunos matriculados, assim distribuídos: Graduação: 2963; Aperfeiçoamento: 795; Especialização: 710. Além dos níveis de cursos já citados o programa de ensino a distância da UFES auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.

Com a política de EAD assumida, consolidada e em processo de expansão pela Administração Central da UFES, e incorporada ao seu Programa de Interiorização, a Educação a Distância nessa IFES dissemina o conhecimento a todas as regiões do Estado, formando profissionais nas diversas áreas de conhecimento, propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões deste Estado. A EAD, assim, constitui-se em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente, sem a qual não teria oportunidade de acesso à formação em nível superior ou em nível de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

À integralização dos cursos, mesclam-se recursos didáticos convencionais aos advindos com as tecnologias da informação e do conhecimento. Para tanto, são utilizados materiais impressos e guias didáticos, porém, também, e principalmente, os recursos midiáticos e os possibilitados pela Internet, em especial as Plataformas de ensino, fóruns, salas de chat, e-mail, grupos de discussão, blogs, portfólios virtuais, videoconferência, Conferência Web, DVDs, MP3, visitas técnicas a empresas, dentre outros.

Assim, a proposta de EAD da UFES visa a, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.

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