Letramento Crítico em Língua Portuguesa: o Que Dizem As Práticas de Leitura nas Salas de Aula do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Município de Cariacica

Nome: IGOR COSMO BUENO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
EDENIZE PONZO PERES Suplente Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Suplente Externo
VANILDO STIEG Examinador Externo

Resumo: O objetivo deste trabalho é observar como ocorre a prática de leitura dentro de sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, buscando entender se essa atividade contempla a análise crítica dos textos abordados em turmas de Ensino Médio, com o foco em uma escola pública estadual do município de Cariacica/ES. Dessa forma, este trabalho se justifica pela necessidade de ajudar os professores de Língua Portuguesa a formar cidadãos críticos, a partir de uma prática de leitura em que se consiga chegar a conclusões e interpretações que vão além do óbvio, que gere prazer no leitor e possa se relacionar com o contexto de vida em que o discente está inserido, provocando mudanças e transformando o leitor em um agente ativo, crítico e modificador da sociedade. Além disso, torna-se pertinente a aproximação que este trabalho pode realizar entre a universidade e os estudantes do município de Cariacica além do modo como este estudo pode contribuir com uma reflexão sobre o trabalho com a leitura no cenário da educação municipal. Como referencial teórico, têm-se os estudos dos letramentos, especialmente do letramento crítico, com Soares (2017),
Duboc (2012, 2016), Duboc e Ferraz (2011), Kleiman (1995, 2014), Monte Mór (2007, 2015), dentre outros, e também as contribuições da pedagogia crítica de Freire (1967, 1995) e Giroux (1986, 1997). Esta pesquisa é do tipo etnográfica, sendo seu método de análise composto por observação do espaço físico da escola e os momentos das aulas de Língua Portuguesa da instituição; entrevista com os docentes do Ensino Médio e grupo focal com os estudantes, ambos de abordagem qualitativa; e análise das atividades desenvolvidas nos cadernos dos alunos, somadas com seus materiais didáticos utilizados nas aulas. Das análises dos dados gerados, nota-se que já existem práticas de letramento crítico sendo desenvolvidas na escola-campo da pesquisa: os alunos se identificam e estão em contato com diversos gêneros textuais, envolvem-se em atividades críticas em sala de aula; os professores planejam, na medida do possível, trabalhar de forma crítica com seus estudantes. Porém, há ainda burocracias que são empecilhos para a realização de atividades mais inovadoras que
realmente motivem docentes e discentes em sala de aula.

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