ARTE POSTAL NA OBRA OBJETOS DESLOCADOS DE CRISTIANE REIS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO ESPÍRITO SANTO

Nome: RENATA BARRETO DA FONSECA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MEDEIROS ÁLVARO MACHADO Suplente Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Examinador Interno
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Examinador Externo
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Orientador

Páginas

Resumo: Os dados do Atlas da violência de 2019, 2020, 2021 apontam que o Espírito Santo liderou o ranking da Região Sudeste nas estatísticas de violência contra mulheres nos anos de 2007 a 2019. E esses casos de violência são constantemente noticiados pela mídia local. Esse cenário motivou a artista visual Cristiane Reis a produzir sua arte, que compõe o corpus de pesquisa desta tese. A série é intitulada Objetos deslocados, pois objetos do cotidiano, como: capacete, garfo e cadeira foram usados para agredir e matar mulheres. Esta série é composta por dezoito postais, apresentando narrativas de violência contra mulheres no Espírito Santo, com base nos noticiários de grande circulação do Estado. A artista se baseou no conceito de Arte Postal proposto por Bruscky (2006), trazendo os seguintes preceitos: informar, denunciar e protestar. Partimos da seguinte questão: como os postais intervêm, nesse contexto de violência, com notícias que naturalizam essas práticas? Assim, nosso objetivo geral é examinar, por uma perspectiva crítica do discurso, como a violência de homens contra mulheres no ES é representada nos postais. Temos como objetivos específicos: identificar as estratégias ideológicas e estruturas discursivas utilizadas para representar os atores sociais e a ação social nos casos de violência contra mulheres no ES; analisar os recursos multimodais usados na representação das imagens e verificar como se deu a mudança de função dos objetos. Para dar conta dos objetivos desta tese, utilizamos um aparato teórico-metodológico multidisciplinar que compreende pesquisas e teorias sobre violência contra mulher e patriarcado, por meio dos estudos de Saffioti (2001, 2004), Izumino e Santos (2005), Bourdieu (2002), Lerner (2019), Solnit (2017) e Walker (2009). Para abordar as questões de gênero, nos baseamos nas obras de: Scott (1995), Butler (2013, 2018), Hall e Lívia (2010), Adichie (2015, 2017), Despentes (2016) e Connell e Pearse (2015). Os questionamentos sobre os postais nos levaram a seguintes categorias de análise: multimodalidade, referentes, atores sociais, ação social e ideologia. Adotamos o aporte teórico dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) de base Sociocognitiva, considerando as obras de van Dijk (1999, 2006, 2010, 2012ab, 2013, 2014, 2016) em diálogo com Kress e van Leeuwen (2006). Os resultados das análises mostraram que os casos de violência relatados ocorreram no contexto de uma relação afetivo-conjugal, marcado por homens e mulheres com suas representações sociais de agressores e vítimas respectivamente. O processo anafórico e os recursos multimodais indicam a mudança de função do objeto. Todos os postais têm em comum a ação violenta, reforçando a noção de agentividade do ator social. Apesar de reproduzirem a violência contra mulheres nas narrativas, os postais são uma arte denúncia. Portanto, são um manifesto, carregando todas as contradições de uma arte política. Palavras-chave: arte postal, violência contra mulheres, feminicídio, patriarcado, Estudos Críticos do Discurso.

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