Publicações de Obras

Em construção...

OBRAS PUBLICADAS POR DOCENTES DO PPGEL

A obra Questões Linguísticas: abordagens funcionalistas - trata-se de como a gramática é compreendida por um conjunto de esquemas/processos simbólicos utilizado na produção e organização do discurso. Desse modo, configura-se em categorias morfossintáticas rotinizadas, exibindo padrões funcionais mais regulares e formas alternativas em processo de mudança motivada por fatores cognitivo-interacionais. 

ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da.; DIAS, Luiz Francisco. (Orgs.) Questões Linguísticas: abordagens funcionalistas. 1º ed. Vitória/ES. Editora GM Gráfica e Editora, 2014.

A obra Espaços da Textualidade e da Discursividade no Ensino de Lingua Portuguesa - é uma proposta de colocar em pauta um diálogo entre teorias de texto e de discurso com as investigações sobre práticas pedagógicas no ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa.

NASCIMENTO, Jarbas Vargas (Org.). Espaços da Textualidade e da Discursividade no Ensino de Lingua Portuguesa. 1º ed. São Paulo/SP. Editora Terracota, 2012.

A obra Em(n)torno de Bakhtin – questões e análises - reúne trabalhos de pesquisa em linguística aplicada e estudos sobre texto e discurso sob o fio dialógico bakhtiniano. Esse fio discursivo nos conduz a reflexões sobre questões históricas, como a trajetória epistemológica e autoral de Mikhail Bakhtin, teóricas, como as discussões sobre as noções de valor, entonação, estilo, autoria e gêneros do discurso, e metodológicas, como os estudos sobre escrita em uma perspectiva dialógica e a confluência do pensamento bakhtiniano com o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Todas essas questões estão articuladas a análises de enunciados concretos diversos: textos escolares, de diferentes níveis, artigos jornalísticos, redações de vestibulares, raps e hipertextos.

VIDON, Luciano Novais.; FIAD, Raquel S. (Orgs.). Em(n)torno de Bakhtin – questões e análises. 1º ed. Vitória/ES. Editora Pedro e João Editores, 2013.

 

A obra Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura (e-book): desenvolve o entrelaçamento complexo da imagem e do texto, do corpo e do som, do gesto e do signo, de um lado, e, de outro, oferece evidência da centralidade desse processo na procura das artes e da literatura contemporânea por novas formas de realismo. O livro é composto por um conjunto de ensaios que costuram essas duas linhas de investigação.

ALMEIDA, Júlia. Textualidades contemporâneas | palavra, imagem, cultura (e-book). Editora: EDUFES, Vitória/ES. 2012.

 

A obra Letramento visual: a Leitura de Imagens nas Aulas de Inglês - é analisado nesta obra por meio das teorias da educação crítica. Discorre-se sobre o estudo das imagens e da leitura das imagens por alunos e professores. Nessas análises, discutem-se diversas visões de leitura: a tradicional, a crítica, a crítico-reprodutivista, bem como as visões coloniais e pós-coloniais. Os temas salientados são inovadores e relevantes para aqueles que desejam se aprofundar no campo dos estudos visuais e educação.

 FERRAZ, Daniel de Mello. Letramento visual: a Leitura de Imagens nas Aulas de Inglês. 1º edição. Paco Editorial; 2012.

A obra (In)Transitividade na perspectiva funcional da língua - é um livro  que surgiu das discussões engendradas na disciplina de sintaxe, ministrada para a primeira turma do Mestrado em Estudos Linguísticos da Ufes. É um registro da reflexão sobre um tema tão rico e que, segundo as autoras, não se encerra nesta obra. No estudo percebe-se que a própria dinâmica da língua impõe novas formas de articulação das noções de ação, processo e estados que perpassam a atividade verbal.

AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. (Orgs.). (In)Transitividade na perspectiva funcional da língua. EDUFES, 2008.

A obra Humor: eis a questão ´- mostra como o tema é analisado no Brasil no escopo teórico da linguagem. O livro reúne, pela primeira vez numa mesma publicação, autores que têm se dedicado ao assunto no país. Com variados objetos de análise, esses pesquisadores abrem um valoroso espaço para o estudo dos mais diversos gêneros humorísticos. A obra agrega todos esses olhares plurais. O teor humorístico dos objetos investigados ajuda a tornar a leitura ainda mais prazerosa, sem deixar de lado a necessária seriedade no trato deles. Embora tenha a linguagem como foco, a discussão irá interessar também a leitores de outros campos teóricos, como relacionados ao ensino, à literatura, à comunicação, à história.

CARMELINO, Ana Cristina. (Org.). Humor: eis a questão. 1ª edição. Editora Cortez, 2015.

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910